Telhado capaz de despoluir ar, desenvolvido por estudantes na Califórnia Sustentabilidade

telhado

Nosso ar, cada vez mais poluído, tem sido motivo de preocupação geral. Somente 12% da população respira um ar de qualidade, segundo estudos recente da ONU. Pensando nisso, estudantes da Universidade da Califórnia em Riverside criaram um telhado que reduz até 97% de certos tipos de poluentes atmosféricos, e não custa caro.

Os alunos, em testes de laboratório,  revestiram telhas de barro com um composto comum, dióxido de titânio, que é facilmente encontrado em variados produtos como tintas de paredes e cosméticos. Após, as telhas foram dispostas em um ambiente atmosférico reproduzido em uma Câmara. Madeira, tubos de PVC e Teflon foram usados para construí-la. A câmara foi conectada a uma fonte de óxidos de nitrogênio e um dispositivo que lê as concentrações do poluente, formado quando determinados combustíveis são queimados a temperaturas elevadas, por exemplo pela combustão nos carros. Para simular a luz solar, foi utilizado luz ultravioleta, o que ativa o dióxido de titânio e permite que ele quebre os óxidos de nitrogênio.

E o incrível resultado desse teste: as telhas revestidas retiraram entre 88% e 97% dos óxidos de nitrogênio. Não é demais?

Loja Construir

Com isso, se um milhão de telhados fossem revestidos com a mistura de dióxido de titânio, 21 toneladas de óxidos de nitrogênio seriam eliminados diariamente, segundo os estudantes, com apenas US$ 5 é possível revestir um telhado residencial de médio porte. Hoje já existem telhados no mercado que ajudam a reduzir a poluição de óxidos de nitrogênio, contudo, há poucos dados sobre alegações de que eles reduzem a poluição.

Carlos Espinoza, Louis Lancaster, Chun-Yu “Jimmy” Liang, Kelly McCoy, Jessica Moncayo e Edwin Rodriguez, são os realizadores da pesquisa que recebeu um prêmio de menção honrosa em concurso de design da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Fonte: exame.abril.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Telhado capaz de despoluir ar, desenvolvido por estudantes na Califórnia
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Larissa Soares

Sou cristã, tenho 22 anos, estudante de arquitetura e urbanismo na Ulbra em Santa Maria RS, apaixonada pelo curso e pela profissão.