Prédio inclinado é embargado em Manaus Variedades

Itália x Manaus

Ontem um aluno virtual postou em minha timeline uma montagem que estava fazendo sucesso em uma página de sua cidade no facebook: uma comparação entre a Torre de Pisa, na Itália, com um prédio com a estrutura inclinada, em Manaus. Na reportagem original do portal G1 teve até quem confundisse, nos comentários, a Torre de Pisa com a Torre Eiffel, na França:

 

comentário torre eiffel

 

O prédio não tem licença para construção e está localizado no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, no Amazonas. Um laudo do Implurb (Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano) afirma que a obra está em situação de risco.

A edificação foi construída para abrigar quitinetes multifamiliares mas, segundo o Implurb, não tem dimensões mínimas de compartimentos exigidas pela legislação para configurar uma construção residencial. Além de todas essas irregularidades, o prédio ainda apresenta a estrutura “levemente” inclinada, provavelmente resultado da falta de aprume durante a obra.

 

À esquerda, prédio localizado no bairro Monte das Oliveiras (Foto: Implurb)

Prédio inclinado no bairro Monte das Oliveiras, em Manaus (Foto: Implurb)

 

Devido à  inclinação e por não atender aos índices urbanísticos definidos no Plano Diretor, a obra foi embargada e ficará parada até que o proprietário apresente todos os documentos e projetos necessários para regularização. Além disso, terá que providenciar a correção do reforço estrutural, contratando um engenheiro especializado que se responsabilize tecnicamente pela obra.

Loja Construir

De acordo com os laudos,  o prédio está em situação de risco porque a construção aproveitou uma obra de contenção de aterro para nivelamento do perímetro com o patamar da rua.

 

Prédio inclinado em Manaus 2

A obra permanecerá parada até que seja regularizada (Foto: Implurb)

 

Infelizmente, há mais prédios irregulares e em situação de risco pelo Brasil do que imaginamos!! Há políticos, com diploma de engenharia ou arquitetura, que assinam qualquer projeto gratuitamente em troca de votos. E outros profissionais que assinam em troca de R$ 3,00 por m². Falo isso com conhecimento de causa, porque conheci e convivi com muitos engenheiros e arquitetos que trabalhavam desta forma!!

Quem não se lembra desta imagem que já rodou muito pelo facebook??

 

602494_420036538038643_1994240662_n

 

Fontes: G1 Amazonas, page Manaus Amazonas – Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Prédio inclinado é embargado em Manaus
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Estudantes de Arquitetura e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.