Orfanato sustentável no Nepal Arquitetura,Sustentabilidade

capa

05

O escritório MOS Arquitects e a organização Seeds of Change Foundation, tiveram a iniciativa de firmar parceria para juntos contribuir socialmente para melhorarem a qualidade de vidas das crianças pobres no Nepal. O objetivo era a construção de um edifício sustentável e eficiente que contribuísse para a qualidade de vida das crianças de uma das regiões mais pobres do país.

Para ajudar essas crianças, foi construído um orfanato próximo a região de Katmandu. O orfanato foi construído utilizando técnicas de arquitetura vernacular, aproveitando os materiais naturais disponível na própria região. O projeto foi totalmente elaborado, considerando os fenômenos naturais causados por constantes atividades sísmicas. Por isso, o edifício foi erguido sobre uma base sólida de concreto que é responsável por sua resistência às condições geológicas da região.

01

Na sua fachada possui grandes vãos com brises verticais, aproveitando ao máximo a luz natural e sombreando os ambientes internos. Todos os seus detalhes arquitetônicos visão o conforto interno, reduzindo o uso de alguns equipamentos. O edifício possui a estrutura vazada, que ajuda na ventilação natural do ambiente e assim eliminando o uso de refrigeração artificial.

Loja Construir

02

O edifício além de diminuir o impacto causado na natureza, o projeto foi elaborado visando o uso futuro e a necessidade de se utilizar recursos naturais para seu funcionamento. O edifício possui sistemas de aproveitamento de água da chuva e a energia necessária para o funcionamento de equipamentos elétricos é gerada com a utilização do biogás.

A edificação além de funcionará como abrigo para as crianças, também servirá como centro de ensino e capacitação para crianças, jovens e mulheres, uma clínica da mulher e uma biblioteca.

03

Fonte: Arquitetura Sustentável

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Orfanato sustentável no Nepal
1 vote, 5.00 avg. rating (83% score)

Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.