Museu do Ipiranga – Museu Paulista Museus

capa

Idealizado pelo arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzio em 1884, o Museu Paulista foi edificado no bairro do Ipiranga em São Paulo, onde aconteceu o evento histórico da Independência do Brasil. 

Inauguração:

7 de setembro de 1895, com o nome de Museu de História Natural

Tamanho:

123 metros de comprimento X 16 metros de profundidade. 

Estilo Arquitetônico:

Apesar de eclético para a época, fora baseado em um palácio renascentista. A técnica empregada foi basicamente a da alvenaria de tijolos cerâmicos, uma novidade para a época (a cidade ainda estava acostumada a construir com taipa de pilão). 

Reformas e atualizações:

As obras encerraram-se em 15 de novembro de 1890, no primeiro aniversário da República. Porém, cinco anos mais tarde, foi criado o Museu de Ciências Naturais, que se transformou no Museu Paulista.

No período do Centenário da Independência, em 1922 realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão, Escadaria e Salão Nobre. 

Em 1909, o paisagista belga Arsênio Puttemans executou os jardins ao redor do edifício. Este desenho de jardim foi substituído, provavelmente na década de 1920, pelo paisagismo do alemão Reinaldo Dierberger, desenho que se mantém, em sua maior parte, até os dias atuais. 

Em 03/08/2013 a Direção do Museu Paulista viu-se obrigada a interditar o Edifício Histórico que o abriga. Neste espaço, passa a divulgar o dia-a-dia das providências tomadas com relação à restauração e readequação deste edifício, incluindo aquelas que já vinham sendo realizadas. 

Atualmente, há três frentes principais de trabalho em andamento no que se refere à preservação do patrimônio histórico: diagnóstico para restauração das fachadas; sustentação e consolidação dos forros; salvaguarda dos acervos. Outras iniciativas dizem respeito ao Plano de Expansão do Museu Paulista.

O Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria.

Confira as belíssimas imagens!!

Loja Construir
museu-do-ipiranga-foto-sxc-hu BXK8813_museu_paulista800 113443281.lpsdcZhV.MuseudoIpi_lo2938 141196-050-C8E26CEB jardim-do-museu-do-ipiranga Museu do Ipiranga 1920 - Jardinsesquema expansão 2

museu-do-ipiranga-mini-mundo

Mini-Mundo: Museu do Ipiranga em miniatura

maquete

Mini-mundo: Maquete do Museu

Fontes: Museu PaulistaWikipedia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Museu do Ipiranga – Museu Paulista
1 vote, 5.00 avg. rating (85% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de Turismo.