João Filgueiras Lima, o Lelé Grandes Arquitetos,Grandes Designers

02

1b9a8d4d222248de

João Filgueiras Lima, o Lelé, nasceu em 1932, no Rio de Janeiro – RJ e faleceu em 22/05/2014 na cidade de Salvador – BA. Arquiteto, urbanista, construtor. Formou-se em 1957 na Escola Nacional de Belas Artes – Enba, Rio de Janeiro. Sua Carreira profissional teve início com a construção dos alojamentos de operários em Brasília. Logo em seguida, tornou-se um dos protagonistas de um dos momentos mais importantes do modernismo brasileiro. Nascia assim, a nova capital do Brasil, Brasília. Ele teve sua participação projetando, construindo e colaborando com outros arquitetos, ente eles Oscar Niemeyer.

3260x5ocaulneht23u02rnqlt

Lelé foi capaz de desenvolver ao longo de sua carreira, uma característica única dentro do contexto internacional baseada em dois aspectos básicos da construção: o clima e a pré-fabricação.

Com o início da construção da nova Capital, Lelé vê a necessidade de uma construção rápida, o que sem a devida racionalização iria demorar muito tempo para finalizar.  Com isso, Lelé viajou para Europa em busca de novas técnicas de construção nos países socialistas. De volta da Europa, trouce a técnica do concreto armado. Usando este sistema de pré-fabricados de construção em série, procurou otimizar o transporte e o trabalho no canteiro de obras. Lelé desenvolveu estudos e acabou criando a argamassa armada, material que é mais leve que o concreto armado.

953880581_3b93743cbb_b

Edifício Camargo Correia e Edifício Morro Vermelho

Em suas obras, obteve a maior conquista técnica da qualidade de ventilação e iluminação natural. Com a praticidade da industrialização, construíram os principais prédios de Brasília aproveitando os elementos repetitivos para ganhar mais tempo nas construções.

hospital regional taguatinga 4

Hospital Regional de Taguatinga, DF

Depois do concreto pré-moldado, foi a argamassa armada, ou ferro-cimento, um importante objeto de pesquisa de Lelé. Uma das experiências com este material deu-se em Salvador, em 1979, na urbanização e melhoria de algumas áreas de ocupação irregular nas encostas da cidade. Neste caso, o arquiteto utilizou as placas de argamassa armada para desenvolver peças mais leves e flexíveis, que fossem fáceis de transportar e instalar, utilizando mão-de-obra de baixa especialização. 

Loja Construir
prefeitura de Salvador

Prefeitura de Salvador – BA

No ano de 1980, inaugurou em Brasília o primeiro hospital da Rede Sarah Kubitschek, um conjunto de hospitais públicos, hoje presentes em seis cidades brasileiras.  Estes hospitais são especializados na reabilitação de pessoas com problemas físico-motores. Seu conceito foi, a integração entre arquitetura e medicina, que está especialmente potencializada nestas obras, tornando-os importantes na criação de espaços alternativos para terapia e cura de doentes.

Hospital Sarah

Hospital Sarah Kubitschek, DF

O conceito das criações de Lelé, sempre foi uma arquitetura mais humana, preenchida por luz e ventilação natural, além de racionalizada e economicamente viável. Exemplo disto, foi a Rede Sarah, um símbolo de boa arquitetura em nosso clima tropical com caráter brasileiro. O Centro de Tecnologia fornece hoje peças não só para os hospitais da rede, mas também para outras obras como Escolas, Tribunais de Contas e Tribunais Eleitorais em todo o país, provando seu sucesso. Em todos esses casos, Lelé constrói uma obra de responsabilidade pública baseada no princípio da inclusão e consegue oferecer à população espaços agradáveis, econômicos, eficientes e pouco convencionais.

Lelé teve três filhas, Luciana, Adriana e Sônia. Luciana, que nasceu com paralisia cerebral, motivou Lelé a desenvolver trabalhos ligados à reabilitação dos movimentos, especialmente na Rede Sarah. Adriana é arquiteta. Sônia, jornalista.

REFERENCIAS:

Enciclopédia Itaú Cultural

Portal EBC

Vitruvius – Arquitextos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
João Filgueiras Lima, o Lelé
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.