Grandes Arquitetos: Marco Vitruvio Grandes Arquitetos

marco vitruvio

Vitrúvio foi um arquiteto e engenheiro romano que viveu no século I a.C. Deixou como legado uma obra chamada “De Architectura”, e foi graças a um tratado firmado na Europa, no período greco romano, que fez com que os seus conhecimentos sobre arquitetura, urbanismo, hidráulica, engenharia e renascimento chegassem até os dias atuais.

Vitruvio começou falando sobre a formação do arquiteto e sua educação, ele percebia o que nós já sabemos, que o arquiteto precisa ter conhecimentos de várias ciências e das artes. Tais conhecimentos nos ajuda grandiosamente na hora de projetar. Não posso deixar de contar que naquela época, matemática era uma arte, assim como a geometria, história, musica, medicina e astronomia.

homem vitruviano

Para Vitruvio, o arquiteto não devia ter um conhecimento especifico, mas deveria abranger uma serie de conhecimentos. A palavra arquiteto vem de arkhitektôn, que significa construtor principal (arqui = principal / tectônica= construção) ou então como “o Mestre das Obras”. O trabalho do arquiteto está envolvido com as belas artes, já o engenheiro é o encarregado da produção, isso segundo o próprio nome “engenheiro” que vem da palavra latina ingenium, que deriva do raiz do verbo gignere, que significa gerar, produzir.

Loja Construir

homem vitruiviano

A obra do arquiteto romano também diz que a arte se baseia na busca da perfeição das coisas, dentro dos padrões estéticos aceitos pelo homem que envolvem o ajuste das dimensões, simetria e proporção. Essa busca pela perfeição não é novidade, no passado tinha grande importância. A influência de Vitrúvio está presente na obra “Homem Vitrúviano” com autoria de Leonardo da Vinci.

Fontes: Engenharia Civil da UESC, Wikipédia, DEC UFCG

       

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Grandes Arquitetos: Marco Vitruvio
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Marcus Gomes

20 anos, estudante de arquitetura, me interesso por arquitetura, mitologia, quadrinhos, mangás, sou tipo um nerd, enfim gosto de escrever e sou apaixonado pela arquitetura.