Escolhi arquitetura, e agora?? Carreiras

capaescolhiarq

Quando me deparei com o vestibular, tive muita dúvida quanto ao que cursar. Não foi à toa que cursei um semestre de administração e decidi trancar o curso. Escolher o curso é uma decisão muito importante na vida do estudante, pois é a escolha de sua profissão. Talvez você esteja na mesma situação, pensando, será que escolhi o curso certo??

Pesquisei muitos cursos e coisas que me interessavam para ajudar na escolha e ainda assim foi difícil tomar uma decisão. Então, ao optar pela arquitetura, muitas dúvidas surgiram sobre a profissão. Para ajudar você a saber mais um pouco sobre como é ser um arquiteto e não ter mais dúvidas, separei algumas dicas e respostas das perguntas mais frequentes.

O curso é puxado como dizem? 

Sim, ao se dedicar ao curso, você não terá mais muitas horas de sono e nem os finais de semana de lazer, pois fará muitas maquetes, muitos desenhos e projetos, por isso os estudantes chamam de arquiTORTURA, e somente os apaixonados pelo curso trocam o comodismo pela arquitetura. São 5 anos de curso, que geralmente se transformam em 6 ou 7 anos, devido a carga horária puxada, a dificuldade e a dedicação que o curso exige do aluno. Porém, nada disso é empecilho para quem ama o que faz. Quando há dedicação e seu trabalho é reconhecido pelo professor, então vale a pena todo o esforço.

Preciso saber desenhar?

Não é necessário saber desenhar perfeitamente. Claro que no curso você terá que saber ao menos fazer esboços, porém as técnicas serão ensinadas, que podem ajudar você a se aprimorar  um pouco mais. Os esboços são necessários para você desenvolver sua ideia antes de passar para o computador, onde você aperfeiçoará seu projeto, também ajudam na hora de apresentar uma ideia  ao cliente, tornando mais rápido e eficaz seu serviço. Não é necessário desenhar bem, entretanto, será muito bom caso você desenhe bem.

consulte-10-02

..

Possui muita matemática no curso?

Estude a grade curricular de cada faculdade, antes de escolher aonde cursará. Algumas exigem mais teoria, outras mais cálculos,  isso varia de faculdade. Ainda assim, o curso não possui muitas cadeiras de matemática e física, em torno de 5 ou 6. Caso você tenha dificuldade, terá que fazer um esforço maior, porém, este esforço se resumirá praticamente durante o curso, pois você usará pouco, ou quase nada, desses cálculos quando formado. E lembre-se, todo curso possui cadeiras que você não irá gostar, você precisa olhar o curso como um todo e pensar no profissional.

Loja Construir

..

Qual a grade curricular?

O curso é basicamente dividido em projeto, urbanismo, história da arquitetura, e a parte técnica (engenharia). Para saber as matérias que o curso oferece, entre no site da Instituição de Ensino e procure pela grade curricular.

..

E depois que eu me formar?

Após formado você poderá abrir seu próprio escritório, ou abrir junto com colegas, porém será mais difícil  se estabilizar pois você precisará conquistar seus clientes. Se conseguir um emprego, primeiramente em um escritório, talvez seja mais fácil para conseguir clientes. A exigência da faculdade, com relação a prazos e projetos detalhados, permanecerá com os clientes, muitos irão lhe pedir projetos “pra ontem”, o que exigirá muita dedicação de você. Outra opção é escolher a área acadêmica, após formado você se dedicará a mestrado e doutorado, para então se tornar um professor universitário. Também há os concurseiros, caso você queira se dedicar ao concurso público, saiba que são poucas vagas e que você irá estudar muito para isso, mas é uma boa opção. A área de ambientação de interiores e a de paisagismo, também é exercida por designers e decoradores e agronomos. Porém, sendo arquiteto você terá órgão de classe, registro em conselho, e deveres garantidos por lei, podendo após o curso se especializar, com uma pós graduação, em alguma dessas áreas.

Como é a remuneração de um arquiteto?

Inicialmente, se você for um arquiteto colaborador, o salário varia de 800,00 a 2000,00 em média. Caso você opte por abrir um escritório, seu projeto pode variar conforme a área construída, em média 2000,00 uma casa, e 15000,00 um hotel. Tudo dependerá da fama do arquiteto, assim uma ambientação, por exemplo, pode variar. em média, de 25,00 a 70,00 o m². Todos esses valores são estimativas, claro que tudo depende da cidade, estado e país.

O importante mesmo é ser criativo, você precisará ter boas ideias e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. A recompensa maior é quando seu projeto é materializado, seja uma ambientação ou até mesmo uma construção, toda a dificuldade e stress valerá a pena.

Fonte: arquitetablog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Escolhi arquitetura, e agora??
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Larissa Soares

Sou cristã, tenho 22 anos, estudante de arquitetura e urbanismo na Ulbra em Santa Maria RS, apaixonada pelo curso e pela profissão.