Escola Waldorf é construída com 32 contêineres reciclados Arquitetura,Sustentabilidade

capa

4

A Escola Waldorf teve recentemente mais uma edificação construída, mas como outras escolas da mesma rede, esta utiliza matérias reciclados e tem como material principal, o contêiner. Esta edificação está localizada em Costa Mesa, Califórnia, EUA. Foram utilizados em sua construção, 32 contêineres. O processo de construção levou 99 dias para construir os quatro blocos que compõe a escola sem estrutura convencional. Ela tem um total de 10 mil metros quadrados de novos espaços de sala de aula, escritórios administrativos, um laboratório de ciências, biblioteca, sala de descanso e um auditório.

Esta obra custou 2 milhões de dólares americanos e é o primeiro e maior projeto verde em Orange County. A maioria de seus componentes foram construídos fora do local e transportados e montados em Costa Mesa, Califórnia. Assim os construtores fizeram a montagem e o acabamento no local, adicionando drywall, isolamento e pintura.

A utilização de materiais reaproveitados como o contêiner, tem se tornado muito comum nos dias atuais. O resultado final da edificação ficou perfeito que aparentemente não se diz que é material reaproveitado.

3

Foram utilizados nos dois andares do auditório, nove contêineres. Já nas salas de aula, foram utilizados quatro contêineres cada sala.

A Escola Waldorf, segue as tendências de iniciativa verde, usando materiais reutilizados para construção. Estas técnicas utilizam de materiais pré-fabricados, assim o tempo de construção se torna mais rápido e com o mínimo de resíduos descartados.

Loja Construir

A educação da Escola Waldorf tem o conceito eco-conciente, o que levou a refletir esses princípios através de sua arquitetura. Este método inovador de construção, é chamado pela própria instituição de “Arquitetura eco sala de aula”, devido a utilização de materiais reciclados. A Escola Waldorf é a primeira escola dos Estados Unidos a usar esses tipos de edifícios.

Na Waldorf, 80% do edifício é feito a partir de materiais reciclados, utilizando contêineres, que praticamente não houve muitos resíduos de construção. Possui também o sistema dry-drain para drenar a água. São utilizados materiais reciclados para a calçada e para o paisagismo e as plantas utilizadas são tolerantes a temperaturas altas e à seca.

2

 

Assista ao vídeo a seguir e acompanhe algumas das fases da construção:

 

Fontes: Inhabitat, Waldorf School.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Escola Waldorf é construída com 32 contêineres reciclados
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.