Edifício 360º em São Paulo por Isay Weinfeld Arquitetura

360

O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld projetou este bloco de apartamentos em São Paulo como “62 casas com quintais”, que são empilhadas umas em cima uns das outras, como os blocos de um jogo Jenga

O Edifício 360º, que foi apresentado no World Architecture Festival no início deste ano, é uma torre de blocos de 20 andares localizado em uma área alta entre os bairros de Alto de Pinheiros e Alto da Lapa, no oeste da cidade de São Paulo.

Isay Weinfeld queria evitar a típica tipologia de apartamentos compactos em São Paulo, com pouco ou nenhum espaço exterior. “Temos nos esforçado para introduzir o Edifício 360 º como uma alternativa para um modelo de habitação multi familiar vertical, o que, na sua forma mais comum, apenas empilha unidades de apartamentos”, disse o arquiteto.

 

 Em vez de adicionar pequenas varandas, o arquiteto deu a cada apartamento o seu próprio terraço. Estes espaços estão todos situados entre os apartamentos, oferecendo abrigo e um grau de privacidade. Os tamanhos dos apartamentos variam de 130 a 250 metros quadrados de área e há entre dois e quatro apartamentos em cada andar.

 Estas especificações fornecem um total de seis tipos de andares diferentes, que se alternam para criar um volume que lembra o Jenga, um jogo infantil onde os blocos de madeira são retirados de uma torre e colocado de volta no topo. A base do edifício está situado em uma encosta. Moradores entram através de uma passarela suspensa ao nível do primeiro andar, unindo uma piscina que corre ao redor do perímetro. Áreas de lazer comuns e lavanderia estão localizadas no piso térreo, enquanto que três andares de estacionamento estão alojados no sub-solo.

 

Veja mais informações a partir de Isay Weinfeld:

O Edificio 360 º será erguido em São Paulo, a maior cidade do Brasil, onde atualmente mais de 10 milhões de pessoas vivem distribuídos por 1.525 km2. Neste cenário, infelizmente, a “norma” é a de não se viver  melhor, mas sim amontoado e confinado e gastar longas distâncias todos os dias entre casa, trabalho e outros compromissos, de carro, ônibus ou metrô. O tempo para o lazer é escasso, e poucos são as opções para desfrutar de atividades ao ar livre.

 

Conscientes da realidade urbana em São Paulo, do mercado e do cliente em si, temos nos esforçado para introduzir o Edifício 360º como uma alternativa para um “modelo” vertical de habitação multi familiar, o que, na sua forma mais comum, apenas se destaca apartamento unidades, ordinário, compacto e fechado sobre si mesmos.

Loja Construir

 

O Edifício 360 º, localizado no topo que separa os bairros de Alto de Pinheiros e Alto da Lapa, uma localização geográfica que oferece vistas privilegiadas sobre a área circundante e da cidade, contará com 62 “casas com quintais” elevadas: quintais reais, não varandas, concebidos como espaços genuínos, amplos e arejados. Ele vai apresentar 7 tipos de apartamentos, de 130, 170 ou 250 m2 – combinados em grupos de 2, 3 ou 4 unidades por andar com 6 arranjos diferentes.

 

 Saindo da rua e passando a recepção, uma passarela suspensa levará à entrada do edifício, cercado por todos os lados por uma piscina reflexiva. Um andar abaixo, no nível do solo, haverá áreas de entretenimento e outras instalações como ginásio, sala de estar, salão de festas e lavanderia, como também aposentos do zelador. Mais adiante, haverá três níveis de estacionamento, e, no nível mais baixo, quartos dos funcionários  depósitos e casa de máquinas, além de uma sauna e uma piscina. O terreno, uma encosta íngreme para baixo, permitiu que os níveis mais baixos fossem semi-subterrâneo, mantendo sempre dois lados aberto para a luz e ventilação.

 

 

 

Arquitetos: Isay Weinfeld

Localização: São Paulo, Brasil

Gerente de Projeto: Elena Scarabotolo

Equipe de Projeto: Gabriel Bicudo, Manoel Maia

Colaboradores: Domingos Pascali, Marcelo Alvarenga

Área: 2.797 metros quadrados

Ano: 2013

Fotografias: FG + SG 

Construtora: Barbara Engenharia e Construção Ltda

Engenharia de Estruturas: Esteng Estrutural class=”hps”>Engenharia

 

Fonte: Dezeen – 360º Building by Isay Weinfeld 

   

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Edifício 360º em São Paulo por Isay Weinfeld
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

José Eduardo Rendeiro

Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios. Trabalha com Autocad, Revit além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e BIM para blogs específicos.