Como construir um telhado verde Faça você mesmo,Sustentabilidade

telhado verde

Telhado verde é uma técnica utilizada na arquitetura com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Muitas vezes este tipo de telhado torna-se uma alternativa viável e sustentável quando comparado aos telhados de lajes tradicionais, pois apresenta uma melhoria térmica na qual diminui a temperatura do ambiente interno em 24% em relação ao ambiente exterior, promove o reequilíbrio ambiental, trazendo de volta os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade uma vez que os mesmos foram comprometidos com a presença destrutiva do ser humano, facilita o gerenciamento de grandes cargas de aguas pluviais.

 Além de reduzir o calor, em regiões quentes, as coberturas verdes diminuem consideravelmente o consumo de energia com o uso de ar-condicionado. Tanto a instalação quanto a manutenção são simples. Não é preciso fazer nenhum reforço na construção, pois o peso da estrutura toda instalada é bem menor do que uma laje deve suportar segundo as regras brasileiras. A manutenção é idêntica à de um jardim.Corta-se a grama, tiram-se as ervas daninhas, e não é preciso se preocupar muito com irrigação, pois o telhado acumula água. Usar plantas típicas da região é uma maneira de devolver à natureza o que dela foi tirado pelas edificações. Com imaginação, é possível fazer todo um projeto paisagístico no teto de casa.

 2

 

 

Vantagens:

-Drenagem: A vegetação presente no telhado ajuda na drenagem das águas da chuva, diminuindo as possibilidades de enchentes;

-Valorização do Imóvel: Os imóveis que apresentam o telhado verde tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário, em virtude dos benefícios que este tipo de telhado acarreta;

-Isolamento Térmico: A vegetação do telhado diminui a temperatura do ambiente interno;

-Isolamento Acústico: A vegetação também é capaz de reduzir os ruídos urbanos.

-Estética: Os locais que apresentam um telhado verde adquirem uma aparência mais sofisticada e requintada;

-Ação Sustentável: Contribui para com a sociedade, uma vez que leva a vegetação para ambientes urbanos;

-Ajuda a combater as ilhas de calor;

-Aumenta a umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde;

 

Desvantagens:

-Restrições: A vegetação possui algumas restrições devido seu sistema radicular.

-Manutenção: O telhado Verde necessita de manutenção periódica para manter sua estrutura saudável.

-Custo elevado: O projeto inicial pode apresentar um custo elevado, mas é recuperado após um tempo, na economia de energia que será feita ao não utilizar ar condicionado.

-Surgimento de pragas: Caso a manutenção periódica não for efetuada, pode ocorrer o surgimento de pragas urbanas no telhado, tornando seus benefícios inválidos.

 

 3

 

Loja Construir

Faça você mesmo!

Passo 1.

Deve-se definir todas as medidas da área que deseja construir o telhado verde, em seguida realize a impermeabilização correta com uma manta asfáltica, em caso de o telhado ser uma laje, é preciso reforçar a impermeabilização com manta PEAD.

 Passo 2.

Colocar uma manta de bidin sobre toda a superfície impermeabilizada, para filtrar a agua, evitando que as partículas de terra, areia ou as próprias raízes de soltem e sejam transportadas para as tubulações de água.

 Passo 3.

Cobre-se toda a manta de bidin com argila expandida, que é um ótimo substrato devido suas propriedades leves e eficazes. Esta camada de argila tem a finalidade de impedir o apodrecimento de raízes da espécie que foi cultivada.

 Passo 4.

Colocar novamente uma manta de bidin cobrindo toda a argila expandida, isso irá impedir que a terra de cultivo se misture com a argila expandida. Este processo é muito importante, se não for realizado da maneira correta toda a terra e areia vão cair por água abaixo.

  Passo 5.

Agora coloca-se uma camada de até 10 cm de terra.É indicado utilizar uma terra vegetal, que é enriquecida com adubos orgânicos e químicos.

 Passo 6.

Por último, posicione ou plante as espécies de cultivo, para os telhados verdes são indicados espécies com baixo índice de crescimento, que não exijam poda. Verifique qual a resistência quanto à exposição ao sol e chuva e instale rufos metálicos para evitar infiltrações.

 Deve-se dar uma atenção especial para as regiões nas quais a chuva se faz muito presente, neste caso é necessário regar o jardim somente de 6 em 6 meses, ou apenas quando houver uma estiagem e perceber a necessidade.

Para este tipo de jardim podemos cultivar vários tipos de forrações, suculentas e rasteiras. Existem outras plantas que podem ser cultivadas em um telhado verde, mas para isso é preciso avaliar o sistema de enraizamento da planta.

 

A manutenção deste tipo de telhado assemelha-se a de um jardim, deve ser feita periodicamente, com a poda de algumas plantas presentes no local, irrigação feita de acordo com o clima regional, e quando necessário, a suplementação da terra com adubos vegetais ou químicos.

 

 4

 

 

Fonte: Techos Verdes – Planificación, ejecución, consejos prácticos – GENORT MINKE

            Manual do Arquiteto descalço – JOHAN VAN LENGEN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Como construir um telhado verde
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Ingrid Prado Tivanello

Sou de Londrina-PR e curso Arquitetura e Urbanismo na Unopar. Gosto de fotografia, música, moda, de viajar e conhecer diferentes culturas. Tenho interesse em História da Arte e da Humanidade.