Benefícios do telhado verde Arquitetura,Dicas de projetos,Sustentabilidade

capa

O telhado verde tem sua grande contribuição à uma arquitetura sustentável. O seu uso tem sido muito valorizado nos últimos anos pois trazem benefícios aos que aderem a esta técnica em suas residências. Embora pareça ser uma técnica nova, na verdade não é. Esta técnica é muito antiga e era usado precisamente no Egito antigo. Porém, só foi definido como conceito arquitetônico em 1920, através de algumas obras do arquiteto Le Corbusier, que junto com o concreto armado fez grandes obras conceituadas.

Le Corbusier, desenvolveu em sua época o conceito de terraços jardins. Sua intenção era de criar mais áreas verde no terreno para as áreas de lazer, melhorando a qualidade de vida dos usuários. Este conceito chamado de “terraço jardim”, foi considerado um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura, influenciando outros arquitetos a aderirem e desenvolverem esta técnica.

Os terraços jardim, foi desenvolvido por Le Corbusier, para suprir a necessidade de áreas verdes em meio as grandes cidades modernas que se formavam. Assim, lugares onde se instalariam telhados, foram substituídas por grama, cobrindo assim as residências e criando ambientes que passariam a ser utilizados para o lazer.

Atualmente sabemos que os telhados verdes possuem muitos benefícios para quem adere a esta técnica. Segue abaixo alguns destes benefícios.

Os telhados ajudam a purificar o ar, absorvendo o gás carbônico e emitindo oxigênio.

01

Loja Construir

Os telhados verdes ajudam a controlar a temperatura ambiente, funcionado como uma manta térmica. Ele ajuda tanto no interior da residência, quanto no exterior, pois absorvem a radiação solar evitando que se acumule o calor como o concreto, ou outro tipo de material faz. Isso ajuda muito para o microclima local.

02

Podem funcionar como isolamento acústico, reduzindo a poluição sonora causada por veículos e outros tipos de equipamento.

04

Outra característica muito importante, é a contribuição para a manutenção da biodiversidade local. Segundo estudos, as coberturas com vegetação podem abrigar centenas de espécies de fungos, insetos, aves e outros animais.

05

 

Fonte: Arquitetura Sustentável

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Benefícios do telhado verde
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.